Quem Somos


             

            A KIAI é a entidade esportiva mais representativa de Canoas. Foi fundada em 2003 pelo Prof. Douglas Potrich e um grupo de pessoas apaixonados pelo Judô. Seus objetivos principais eram e continuam sendo: A Promoção do esporte como prática saudável e de construção de caráter  baseados em valores éticos e sociais; Busca de apoio no meio público e empresarial; Organização de campanhas  diversas  de cunho social em benefício das comunidades mais carentes de nossa comunidade;  E, organização de ações  visando angariar fundos para financiar as despesas dos atletas no extenso calendário de competições promovido pelas entidades oficiais do Judô.
            Com objetivos claros e bem definidos, contando também  com apoio da comunidade canoense, a Kiai alcançou em curto espaço de tempo um crescimento sólido e sustentável,  que resultou em números impressionantes que tornam esta entidade única e que servem de referência para as demais entidades esportivas do  Pais.
            Grande parte deste sucesso deve-se a formação de parcerias importantes com outras entidades, sendo que  dentre elas, as mais importantes são a CEJUC - Centro Canoense de Judô, que é principal responsável pela preparação dos atletas de base, e  com a PMC-Prefeitura Municipal de Canoas, que através do Projeto Atleta Cidadão, atende gratuitamente aos jovens atletas oriundos das  comunidades mais carentes da cidade.  A Kiai conta ainda  com o apoio das principais Universidades,  Escolas públicas e particulares que cedem seu espaços e infraestrutura física para realização de aulas, treinamento, organização de campeonatos e preparação física dos atletas.
             Como resultado de tudo disso, a Kiai é a responsável direta ou indiretamente, pela  preparação de  cerca de 1000 atletas, além de envolver uma comunidade estimada em cerca de 10 mil pessoas, constituída em sua maioria por familiares, professores, profissionais da área médica e esportiva, pessoas da comunidade, amigos, praticantes  e simpatizantes do Judô.
            Além disso, mantém uma equipe de competição permanente de cerca de 100 atletas que representam a entidade nos tatames dos  principais campeonatos organizados pela FGJ -Federação Gaúcha de Judô e CBJ- Confederação Brasileira de Judô.  E, mais recentemente,  dado aos resultados relevantes alcançadas pelos atletas nas competições nacionais, começa também a participar do calendários mundial organizado pela FIJ- Federação Internacional de Judô.
            A confirmação deste trabalho incansável da KIAI,  vem na forma de resultados constantes obtidos pelos seus atletas, que ajudam a destacar a entidade em seu meio e comprovar o acerto dos objetivos traçados por seus pares.
            Apesar destes inúmeros títulos que de fato impressionam, a KIAI tem convicção que não são essas as principais conquistas da entidade.  Na verdade,  a principal vitória de nossos atletas nem é obtida nos tatame, nem são tangíveis como os inúmeros troféus  que enchem e ajudam a  decorar as salas de treinamento,  nem são reluzentes  como as medalhas douradas que seus atletas campeões carregam em seus peitos. Também não são os números positivos que tornam a estatística de crescimento invejável e que servem de inspiração para outras entidades. O que realmente importa para a KIAI, nem é obtido no tatame, mas é a oportunidade de poder ajudar a construir junto a estes jovens atletas um caráter digno, baseado em princípios éticos e de  respeito ao próximo, através da prática de um esporte maravilhoso  que  reúne prazer e diversão, com disciplina, dedicação e paixão.



HISTÓRICO RESUMIDO DA KIAI


Ø  2003 – É fundada a KIAI no dia 12.03.2003

Ø  2004 – É assinado um acordo com a ULBRA em que a equipe passa a representar o Sport Club Ulbra onde permaneceram até o final da temporada de 2005. É neste ano que são conquistadas as primeiras medalhas em competições nacionais e internacionais. A primeira medalha feminina em Campeonato Sul Americano através da atleta Greice Chaves (Buenos Aires – Argentina). E o atleta Guilherme Heck de Góes foi campeão dos Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília e vice-campeão pré-juvenil no Campeonato Brasileiro, em São Luis no Maranhão.

Ø  2006 - A Kiai filia-se a Federação Gaúcha de Judô e finalmente seus atletas passam a representá-la oficialmente em competições e eventos. O Prof. Douglas Protrich foi escalado a primeira vez, pela FGJ, como técnico da seleção Gaúcha.


Ø  2007 - Surgiram as primeiras campeãs da KIAI em campeonato brasileiro, além de outros títulos. Fato que levou a Confederação Brasileira de Judô a escalar Douglas Potrich como um dos técnicos da Seleção Brasileira. Em Campo Grande, MS, no Campeonato Brasileiro Sub-15, Mychelle Carvalho Vaz e Camila Martins Barreto foram ouro, Vilmar Chaves e Victória Araújo, prata e Tomas Leão, bronze. No mesmo ano, na Colômbia, no Campeonato Pan-Americano, Camila Barreto foi ouro e Mychelle medalha de bronze. No Chile, Victória Teixeira Araújo foi medalha de Bronze, no Campeonato Sul Americano Sub-15 Em Goiânia Matheus Soares Wagner foi Vice Campeão Sub 17.

Ø   2008 – Ano  de afirmação em que a equipe continua a percorrer o Brasil e o mundo, conquistando as primeiras medalhas de ouro, entre outras, em campeonatos brasileiros e latino americanos. Em Natal- RN, Brener Costa Marcon, foi campeão brasileiro Sub-13 e na Cidade do México juntamente com Camila Barreto (Sub-15) foram campeões continentais. Em Buenos Aires José Lucas Bastos Clossi foi campeão pan-americano Sub 17. Em Salvador, na Bahia, no Campeonato Brasileiro Sub-15, Camila Barreto foi ouro Giovani Heck de Góes prata e Gabriel Schmidel bronze. Em Guayaquil no Equador, Giovani foi Campeão Sul Americano. Em Manaus no Campeonato Brasileiro Jr. Gabriela Martins Barreto foi campeão brasileira .


Ø  2009 – Camila Barreto conquista o bicampeonato Sul americano e José Lucas Clossi conquista também seu primeiro título sul americano. Giovani Góes é campeão pan americano (2009) e bi campeão brasileiro Muitos outros títulos fazem om que a KIAI passe a disputar a posição de 2º. Melhor academia do estado. Atrás da Sogipa e a frente de outros 40 entidades. Entre eles, grandes clubes brasileiros, como Grêmio Náutico União, Grêmio futebol Portalegrense, Sport Club Internacional. Recreio da Juventude de Caxias do Sul e Unisc de  Santa Cruz.

Ø  2010 – Brener Marcon  é bi campeão pan americano e tri campeão brasileiro.

Ø  2011 –  Ano da conquista do primeiro título em solo Europeu. A KIAI envia 4 atletas para participar de campeonatos na Rússia, Itália, Romênia e República checa. A participação mais relevante foi de Giovani Góes  que sagrou-se campeão na Romênia

Ø  2012  – Brener Marcon  é  tetra campeão brasileiro e Medalha de Prata no Circuito Europeu. Camila Barreto é vice-campeã no Troféu Brasil e Medalha de Bronze no Circuito Europeu. Ambos passam a integrar as categorias de base da Seleção Brasileira. A Kiai encerra o ano em terceiro lugar no ranking estadual, se consolidando como a terceira força do Judô gaúcho.

Ø  2013 - Kiai completa 10 anos e lança selo comemorativos.




COMISSÃO TÉCNICA

Douglas Potrich – Responsável Técnico
Currículo:
- Faixa Preta 3º. Dan – FGJ
- Faixa preta de Jiu-jitsu – FGJJ
- Coordenador Geral de Equipes – Federação Gaúcha de Judô de 2009 a 2011
- Técnico da seleção brasileira sub-13 e sub-15 em 2007 e 2008
Técnico da seleção brasileira sub-18 e sub-21 em 2012 e 2013
- Técnico de seleção gaúcha em 2005, 2006, 2007 e 2008
- Como Atleta: Caju, Judocan, Sogipa, Ulbra e Kiai.
- Como Professor: CEJUC, Sogipa, Colégio La Salle. Maria Auxiliadora ULBRA e Kiai.
- Graduado em Fisioterapia e Educação Física – ULBRA

Christian Alderete – Auxiliar Técnico Kiai
Currículo:
- Faixa Preta 1º. Dan – FGJ
- Faixa Azul de Jiu- Jitsu
 Técnico de seleção gaúcha em 2013
- Como Atleta: COM, Caju, Sogipa e Kiai.
- Como Professor: Sogipa, CEJUC, Colégio Maria Auxiliadora e Kiai.
- Superior incompleto informática – ULBRA

Fernando Vianna Sant’anna - Preparador Físico
- Graduado em Educação Física – PUCRS
- Pós Graduado em Biomecânica – UFRGS
- Coordenador 2007 e 2008, grupo de pesquisa em fisiologia do exercício Nuba/PUCRS
- Faixa preta Jiu-jitsu – FGJJ
 
Fernando Fagundes – Professor de Jiu-Jitsu
- Faixa Preta de Jiu-Jitsu – 3º. Dan – FGJJ
- Faixa Marron – FGJ
- Acadêmico de educação Física – ULBRA